sábado, 4 de fevereiro de 2012

JOGOS DO TORNEIO INÍCIO COPA KEVYN

DECIDIDO OS CONFRONTOS DO TORNEIO INÍCIO COPA KEVYN
DIA 11/02
TEREMOS O TORNEIO INICIO NAS  CATEGORIAS PRINCIPAL E MASTER
INÍCIO: A PARTI DAS 15:00 Hs
PRINCIPAL:
1° JOGO  LAMBIBIRA           X          ALVORADA
2° JOGO  LOZANO                X          CAIUA
3° JOGO  SECA BUTECO      X          POSTO SÃO JOÃO
4° JOGO  TOP FUN                X           MALWEE
5° JOGO  100% ARTS            X           CASA FAMILIAR RURAL
6° JOGO  SÃO JOSE              X           SPORTING
7° JOGO  NTN                        X            FORÇA JOVEM
8° JOGO  DIVINOPOLIS       X            STX

MASTER:
1° JOGO                           SÃO JOSE    X    FLAMENGO
2° JOGO   ELETRONICA SINTONIA  X  SPORTING
3° JOGO                                        AVR  X  M.A. MOVEIS
4° JOGO                     MAD. ROCHA    X   BELA VISTA

DIA 12/02
TEREMOS O TORNEIO INCIO DAS CATEGORIAS DE BASE.
INÍCIO: A PARTI DAS 09:00 Hs
SUB 12.

1° JOGO    ZICO MANHà X  FOCAE   B                
2° JOGO    ZICO TARDE    X  CFZ
3° JOGO    FOCAE   A       X

SUB 14

1° JOGO   SÃO PAULO   X   DIVINOPOLIS            
2° JOGO   CFZ                 X    ZICO 10
3° JOGO    FOCAE           X

SUB 16

1° JOGO   MALWEE               X             PRO JOVEM                 
2° JOGO   V. GONÇALVES    X             NATURAL LANCHE
3° JOGO    FOCAE                  X

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

REUNIÃO COPA KEVYN

                     É GALERA, A COPA KEVYN VAI CHEGANDO AO FINAL DE SEUS ÚLTIMOS PREPARATIVOS PARA SEU INICIO NO DIA 11 DE FEVEREIRO, NESTA TERÇA FEIRA HOUVE UMA REUNIÃO COM OS DIRIGENTES DAS EQUIPES DA CATEGORIA PRINCIPAL ONDE CONFIRMARAM SUA PRESENÇA DENTRO DO CAMPEONATO, SÃO ELES: SPORTING, SÃO JOSÉ, NTN, ALVORADA, MALWEE, FORÇA JOVEM, TOP FUN, 100% ARTS, ECOP, STX, E A EQUIPE DO LAMBIBIRA, TOTALIZANDO O NUMERO DE 11 EQUIPES CONFIRMADAS, AINDA FALTANDO APENAS UM TIME PARA FECHAR AS 12 EQUIPES, A REUNIÃO FOI BASTANTE PROVEITOSA E ALGUMAS QUESTÕES FICARAM DECIDIDAS COMO O NUMERO DE JOGADORES DE FORA QUE PODERÃO PARTICIPAR POR CADA EQUIPE. ESTE ANO, OS DIRIGENTES DAS EQUIPES DECIDIRAM APENAS EM 5 ATLETAS DE FORA DO MUNICÍPIO  E  DESTES CINCO, PODENDO ATUAR DENTRO DO JOGO SOMENTE TRÊS DE CADA VEZ. OUTRO ASSUNTO QUE FOI TRATADO E DE UMA GRANDE IMPORTÂNCIA FOI A PREMIAÇÃO DO TORNEIO INICIO QUE TERÁ PARA O 1º COLOCADO R$ 1.000,00. O 2° COLOCADO GANHARA O VALOR DE R$ 500,00. NÓS AINDA TEREMOS MAIS UMA REUNIÃO ANTES DO INICIO DO CERTAME.

domingo, 15 de janeiro de 2012

ALONGAMENTO.

O alongamento, é uma técnica que com a prática constante, beneficia a flexibilidade das articulações e músculos, a postura, o relaxamento e previne dores e lesões.

Porém, os exercícios de alongamento devem ser feitos com cuidado também, pois, mesmo que seja uma maneira de explorar a intensidade dos músculos e articulações, devemos reconhecer o limite do corpo, em caso de surgirem dores desconfortos no momento da execução da prática alongadora.

Existem muitos exercícios de alongamento que você pode aplicar na sua rotina e, fazendo todas as etapas corretamente, você não precisará de uma supervisão de um profissional (somente se você desejar é claro!). Mas, antes dos exercícios, algumas considerações devem ser feitas: Faça sempre as atividades mantendo uma respiração leve; mantenha uma boa postura e sustente cada exercício por cerca de 10 a 30 segundos; nunca tente fazer as atividades apressadamente; não alongue os músculos com muita força ou até sentir dor e, jamais prenda a respiração durante o alongamento.

Para alongar as mãos, incluído pulso e dedos: Coloque os dedos de ambas as mãos juntos, apertando uma com a outra aproximadamente durante 20 segundos, sendo que a palma das mãos estará levemente separada. Após isso, coloque ambas as palmas da mão, uma contra a outra, e levante o joelho para cima e para baixo, mas mantendo os braços na frente do peito, sentido o alongamento do antebraço, durante 20 segundos.

Alongamento das Mãos. Foto:DivulgaçãoAlongamento das Mãos. Foto:Divulgação


Na região dos ombros, eleve um dos braços na lateral da cabeça, posicionando a mão no meio das costas. Com um dos braços, segure o outro, na região do cotovelo. Para ter uma postura adequada, mantenha os joelhos levemente flexionados e com uma abertura entre a largura dos pés e ombros. Fique nesta posição por cerca de 20 segundos. Faça o mesmo com o outro braço.

Alongamento dos Ombros. Foto:FioCruz
Alongamento dos Ombros. Foto:FioCruz
Alongamento dos Ombros. Foto:Mundo Masculino
Alongamento dos Ombros. Foto:Mundo Masculino


Para a região Lombar, sente-se em um banquinho, dê uma pequena distância entre suas pernas, e vai inclinando sua lombar, até tentar encostar o tronco nas coxas. Fique nesta posição por cerca de 10 minutos. Volte lentamente o corpo, endireitando e sendo a cabeça a ultima parte a ser erguida.

Alongamento da Lombar. Foto:FioCruzAlongamento da Lombar. Foto:FioCruz


Outro exercício de alongamento bem simples, para a região lombar é, separando as pernas e com joelhos flexionados, vá inclinando o corpo para baixo, com os ombros relaxados, até tentar chegar ao chão. Faça-o por pelo menos 15 segundos e voltando lentamente o corpo para a postura inicial.

Alongamento da Lombar. Foto:Dor na CostaAlongamento da Lombar. Foto:Dor na Costa


As pernas podem ser alongadas nestes dois exercícios, que ao mesmo tempo, concilia com o alongamento das costas.

Deite-se sobre um colchonete, de costas, com o joelho flexionado e os pés no chão. Traga uma das pernas até o peito, e lentamente vai estendendo o joelho com o ponto de leve tensão, ficando nesta posição por até 30 segundos. Posteriormente, desça a perna estendida lentamente e repita o exercício com a outra perna.

Alongamento da Perna. Foto:HowStuffWorkAlongamento da Perna. Foto:HowStuffWork


No exercício da foto acima, o alongamento das pernas é sentado. Então sente, mantendo a postura o mais correta possível, flexione um dos joelhos e estenda a outra perna. Vá estendendo suavemente o corpo para frente, tentando apoiar os braços no pé estendido e relaxando o corpo. Permaneça nessa posição durante 30 segundos. Volte à posição inicial e repita o mesmo processo com a outra perna.

Alongamento da Perna. Foto:HowStuffWorkAlongamento da Perna. Foto:HowStuffWork


Heloisa Pereira Oliveira
Redação.

O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PROF. ED. FÍSICA não come, combina: prot+carb+vit.
PROF. ED. FÍSICA não toca, faz avaliação física.
PROF. ED .FÍSICA não respira, quebra carboidratos.
PROF. ED. FÍSICA não elogia, descreve processos.
PROF. ED. FÍSICA não tem reflexos, tem mensagem neurotransmitida involuntária.
PROF. ED. FÍSICA não facilita discussões, catalisa substratos.
PROF. ED. FÍSICA não transa, Faz séries com muitas repetições.
PROF. ED. FÍSICA não admite algo sem resposta, analisa o hereditário.
PROF. ED. FÍSICA não fala, coordena vibrações nas cordas vocais.
PROF. ED. FÍSICA não pensa, faz sinapses.
PROF. ED. FÍSICA não toma susto, recebe resposta galvânica incoerente.
PROF. ED. FÍSICA não chora, produz secreções lacrimais.
PROF. ED. FÍSICA não espera retorno de chamadas, espera feedbacks.
PROF. ED. FÍSICA não usa terno e gravata, usa bermuda e regata.
PROF. ED. FISICA não se apaixona, sofre reações químicas

CALCULO QUE TRANSFORMA CALORIAS EM QUILOS

Calorias X Quilos
Bom depois de ver sobre exercícios, vcs devem imaginar pq essa doida abordou esse assunto, é ontem eu e mais 3 fizemos uma caminha de 14,1 km inculindo uma serra e dois morros, olha te diago q quase morriiiiiiiiiiii, tô cheia de dor hj mas queria saber se tinha emagreciado alguma coisas pelo menos, eis a resposta.. pelos meus calculos de acordo com isso devo ter emagrecido 1kg será?
Olha só...

Por nossa infelicidade, para conseguirmos perder um kilo, precisamos queimar aproximadamente 7.000 cal. O que é um absurdo, pois para ganhá-lo, conseguimos com a maior facilidade, em um ou dois dias.



Acho que fazendo uma regra de 3 dá pra sabermos quanto você perde quando queima 600 cal... Porém, não desanime com o resultado, por que ele será baixo.



Para perder um kilo, precisamos queimar: 7000 cal aproximadamente, ou seja:

7.000 Cal ------------ 1 quilo



Porém, vamos converter um quilo para gramas...

Quando queimarmos 7000 cal, perderemos 1000 gramas



7.000 cal --------------- 1000 gramas

600 cal ---------------- X gramas



Multiplica cruzado:

7000 x = 600000

X = 600000 / 7000

X= 85,7 gramas



Ou seja, queimando 600 calorias diárias você perderá 85,7 gramas.

Realmente, por todo o esforço que fazemos o nosso corpo e a balança acabam se passando por injustos. Porém, visando que diariamente você poderá perder essa quantidade de gramas, mais uma dieta balanceada, os resultados vão chegar conforme o esperado.

AMISTOSO COM MOJUÍ DOS CAMPOS

NESTE DOMINGO, O MUNICÍPIO DE RURÓPOLIS RECEBEU AS EQUIPES DE FUTEBOL DE CAMPO MASCULINA E O FUTSAL MASCULINO E FEMININO DO MUNICÍPIO DE MOJUÍ DOS CAMPOS PARA JOGOS AMISTOSOS, CONTRA A EQUIPE MASCULINA DO ECOP NO FUTSAL E NO CAMPO. JÁ NA DISPUTA FEMININA FICOU POR CONTA DA SELEÇÃO, ATUAL TRI CAMPEÃ REGIONAL DOS JOGOS ABERTOS. PELA PARTE DA TARDE TIVEMOS O CONFRONTO NO CAMPO, UM JOGO BEM DISPUTADO COM CHANCES DE GOLS PARA AMBAS AS EQUIPES, PRINCIPALMENTE PARA A EQUIPE DO ECOP QUE NÃO SOUBE APROVEITAR AS BOAS CHANCES DE GOLS QUE TIVERAM   NO SEGUNDO TEMPO, E COM ISSO O  RESULTADO FINAL DA PARTIDA FOI UM EMPATE DE 2X2. E PELA PARTE DA NOITE TIVEMOS OS JOGOS DE FUTSAL, PRIMEIRAMENTE TIVEMOS O DUELO FEMININO ONDE A SELEÇÃO DE RUROPOLENSE DEMONSTROU SUA SUPERIORIDADE E VENCEU PELO PLACAR DE 11 X 2. JÁ NA DISPUTA MASCULINA A EQUIPE DO ECOP ENCONTROU PROBLEMAS E NÃO CONSEGUI UM BOM RESULTADO ONDE NOVAMENTE PERDERÃO VARIAS OPORTUNIDADES DE GOLS E DESTA VEZ NÃO TIVERAM A MESMA SORTE DO CAMPO E ACABARAM PERDENDO PELO PLACAR DE 2 X 1 PARA A EQUIPE DE MOJUÍ DOS CAMPOS. NO BALANÇO GERAL HOUVE UM EQUILÍBRIO SENDO 1 VITORIA UM EMPANTE E UMA DERROTA PARA CADA MUNICÍPIO.  AGORA PARA EQUIPE DO ECOP E ESPERAR O INÍCIO DA COPA KEVYN QUE  ESTA FALTANDO MENOS DE 1 MÊS PARA O COMEÇO DO CERTAME, JÁ PARA SELEÇÃO FEMININA E ESPERAR A CONFIRMAÇÃO DA FASE ESTADUAL QUE ESTAVA MARCADA PARA ESTE MÊS MAIS FOI CANCELADA NOVAMENTE E AINDA NÃO TEM UMA DATA PREVISTA PARA A REALIZAÇÃO DOS JOGOS.                                                                                                                 E ISSO AI GALERA ATE BREVE COM NOVOS POSTS /*-* /*-* /*-* /*-* /*-* /*-* /

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

FIQUE DE OLHO GALERA VERIFIQUE SEU IMC.

Índice de Massa Corporal (IMC)

 O IMC (ou índice de massa corpórea) foi criado para uma melhor orientação do público sobre o seu peso em relação a sua altura, resumindo, se a pessoa está gorda ou magra.
O IMC é uma formula matemática com objetivo de sinalizar a magresa excessiva, obesidade ou a obesidade mórbida.
O cálculo do IMC é simples:

IMC = peso / (altura * altura)
ou
IMC = peso / altura²

O seu peso (em kilos) dividido pela sua altura ao quadrado (altura vezes altura). 

TABELA PARA PESSOAS ENTRE  19 A 64 ANOS

 IMC  Classificação
 abaixo de 18,5  Subnutrido ou abaixo do peso
 entre 18,6 e 24,9  Peso ideal (parabéns)
 entre 25,0 e 29,9  Levemente acima do peso
 entre 30,0 e 34,9  Primeiro grau de obesidade
 entre 35,0 e 39,9  Segundo grau de obesidade
 acima de 40 Obesidade mórbida

TABELA PARA IDOSOS
Abaixo as Tabelas de IMC para idosos
Feminina e Masculina (após os 65 anos).

Tabela de IMC para idosos  (após 65 anos) Feminina

 IMC  Classificação
 abaixo de 21,9  Subnutrido ou abaixo do peso
 entre 22,0 e 27,0  Peso ideal (parabéns)
 entre 27,1 e 32,0  Levemente acima do peso
 entre 32,1 e 37,0  Primeiro grau de obesidade
 entre 37,1 e 41,9  Segundo grau de obesidade
 acima de 42 Obesidade mórbida

Tabela de IMC para idosos  (após 65 anos) Masculina

 IMC  Classificação
 abaixo de 21,9  Subnutrido ou abaixo do peso
 entre 22,0 e 27,0  Peso ideal (parabéns)
 entre 27,1 e 30,0  Levemente acima do peso
 entre 30,1 e 35,0  Primeiro grau de obesidade
 entre 35,1 e 39,9  Segundo grau de obesidade
 acima de 40 Obesidade mórbida


As tabelas de IMC para idosos são apenas para referência e não devem ser consideradas ao pé da letra, ou seja, se o IMC de um idoso estiver um pouquinho fora da área marcada como ideal, ainda assim é possível que ele(a) esteja no seu próprio peso ideal, pois o fator de maior importância aqui é o IMC da pessoa antes da terçeira-idade e o seu histórico de crescimento.
A forma ideal de definir a faixa de peso ideal de um idoso é fazendo um acompanhamento médico com histórico de crescimento.
 

A diferença entre exercícios aeróbios e anaeróbios

Todo mundo fala sobre exercícios aeróbios e anaeróbios, mas o que significam esses termos? Aeróbio ou anaeróbio está ligado ao tipo de metabolismo energético que está sendo utilizado preferencialmente.
Isto não tem relação com os efeitos salutares dos exercícios. Ambos os tipos de exercícios podem ser de intensidade leve, moderados ou forte.

No exercício aeróbio o oxigênio funciona como fonte de queima dos substratos que produzirão a energia transportada para o músculo em atividade. O exercício aeróbio é um exercício de longa duração, contínuo e de baixa e moderada intensidade. Estimula a função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular e também o metabolismo, porque aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar para suprir de energia o músculo a partir do consumo do oxigênio (daí o nome aeróbio).

São exemplos de exercícios aeróbios: Caminhar, correr, andar, pedalar, nadar, dançar. Estes exercícios utilizam vários grupos musculares ao mesmo tempo. Nestes exercícios, a duração dos movimentos influencia mais do que a velocidade para caracterizar se a atividade é suave, moderada ou exaustiva.

O exercício anaeróbio utiliza uma forma de energia que independe do uso do oxigênio, daí o termo anaeróbio. É um exercício de alta intensidade e curta duração. Envolve um esforço intenso realizado por um número limitado de músculos e há produção de ácido lático.

São exemplos de exercícios anaeróbios os exercícios de velocidade com ou sem carga, de curta duração e alta intensidade, como a corrida de cem metros rasos, os saltos, o arremesso de peso. Exercícios de força ou exercícios resistidos, com peso como a musculação também é considerada um exercício anaeróbio.

Os movimentos que realizamos no nosso dia-a-dia são um misto de atividades físicas aeróbicas e anaeróbicas.

Sempre citamos que um programa completo de exercícios deve apresentar os dois tipos de atividade física, para melhorar a resistência cardiorrespiratória, fortalecer músculos, desacelerar a perda de massa muscular e evitar a perda de massa óssea, além de muito alongamento para manter e melhorar a flexibilidade muscular.

Para perda de gordura corporal, ambos os exercícios (aeróbios e anaeróbios) produzem efeitos, pois ambos irão acelerar o metabolismo. Mas, o ideal é associar estes dois tipos de exercícios a dieta alimentar.

Os exercícios físicos terão a função de acelerar o metabolismo. A dieta, de produzir um pequeno déficit calórico, obrigando o organismo a metabolizar as reservas de gordura.

Do ponto de vista de substratos energéticos metabolizados durante o exercício, apenas o exercício aeróbio pode metabolizar gorduras para a produção de energia necessária ao esforço físico. Entretanto, esta quantidade é extremamente baixa em vista das quantidades necessárias em um processo de perda de gordura corporal.

Além disso, a maior queima de gorduras ocorre durante o período pós-exercício, fenômeno chamado "after burning", que representa a queima de calorias que temos após o exercício. Tanto o exercício aeróbio, quanto o anaeróbio acarretam o "after burning". Mas este processo tem maior amplitude após sessões anaeróbias.
Por:
Valéria Alvin Igayara de Souza

CREF 7075/ GSP - Especialista em treinamento.

SEDENTARISMO A DOENÇA MODERNA.

 Sedentarismo

Sedentarismo é definido como a falta, ausência e/ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerada como a doença do século, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. Pessoas que tem um gasto calórico reduzido semanalmente pela ausência da prática esportiva são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários.
Consequências para a saúde - Uma vida sedentária é caracterizada pela ausência de atividade fisicapodendo provocar um processo de regressão funcional, perda de flexibilidade articular além de comprometer o funcionamento de vários órgãos posteriormente distinguindo-se um fenômeno associado à hipotrofia de fibras musculares, além de ser a principal causa do aumento da ocorrência de várias doenças, como a Obsidade infarto dentre outras.
Abolindo o Sedentarismo -Existem diversas indicações para que os indivíduos sedentários possam adotar uma mudança de hábitos de vida de acordo com as possibilidades ou conveniências de cada um:
  • A prática de atividades físicas, esportivas: caminhar, correr, pedalar, nadar, praticar ginastica, exercícios com pesos, jogar bola são propostas válidas para haver combater ao sedentarismo e melhorar sua qualidade de vida.
  • É recomendada a consulta a um médico e um educador físico para a orientação das melhores atividades físicas já que não são recomendadas as mesmas atividades para todas as pessoas.

Atividade física regular pode melhorar a saúde das seguintes formas:
  • Reduz o risco de morrer prematuramente.
  • Reduz o risco de morrer de doença cardiovascular.
  • Diminui o risco de desenvolver diabetes.
  • Reduz o risco de desenvolver pressão alta.
  • Ajuda a diminuir a pressão sanguínea.
  • Reduz o risco de desenvolver câncer de colón.
  • Diminui os sentimentos de ansiedade e depressão.
  • Ajuda a controlar o peso corporal.
  • Ajuda a manter ossos, músculos e articulações saudáveis.
  • Ajuda idosos a ficarem mais fortes e mais capazes de mover se cair.
  • Promove o bem-estar psicológico.
E então, vamos praticar atividades físicas e viver melhor?
Procure um médico e um educador fisico.


quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

TEXTO PEDAGOGICO MUITO BOM. AUTOR: RUBEM ALVES

Gaiolas e asas
 
Os pensamentos me chegam de forma inesperada, sob a forma de aforismos. Fico feliz porque sei que Lichtenberg, William Blake e Nietzsche frequentemente eram também atacados por eles. Digo “atacados“ porque eles surgem repentinamente, sem preparo, com a força de um raio. Aforismos são visões: fazem ver, sem explicar. Pois ontem, de repente, esse aforismo me atacou: “Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas“
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são os pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Esse simples aforismo nasceu de um sofrimento: sofri conversando com professoras de segundo grau, em escolas de periferia. O que elas contam são relatos de horror e medo. Balbúrdia, gritaria, desrespeito, ofensas, ameaças... E elas, timidamente, pedindo silêncio, tentando fazer as coisas que a burocracia determina que sejam feitas, dar o programa, fazer avaliações... Ouvindo os seus relatos vi uma jaula cheia de tigres famintos, dentes arreganhados, garras à mostra - e a domadoras com seus chicotes, fazendo ameaças fracas demais para a força dos tigres... Sentir alegria ao sair da casa para ir para escola? Ter prazer em ensinar? Amar os alunos? O seu sonho é livrar-se de tudo aquilo. Mas não podem. A porta de ferro que fecha os tigres é a mesma porta que as fecha junto com os tigres.
Nos tempos da minha infância eu tinha um prazer cruel: pegar passarinhos. Fazia minhas próprias arapucas, punha fubá dentro e ficava escondido, esperando... O pobre passarinho vinha, atraído pelo fubá. Ia comendo, entrava na arapuca, pisava no poleiro – e era uma vez um passarinho voante. Cuidadosamente eu enfiava a mão na arapuca, pegava o passarinho e o colocava dentro de uma gaiola. O pássaro se lançava furiosamente contra os arames, batia as asas, crispava as garras, enfiava o bico entre nos vãos, na inútil tentativa de ganhar de novo o espaço, ficava ensanguetado... Sempre me lembro com tristeza da minha crueldade infantil.
Violento, o pássaro que luta contra os arames da gaiola? Ou violenta será a imóvel gaiola que o prende? Violentos, os adolescentes de periferia? Ou serão as escolas que são violentas? As escolas serão gaiolas?
Me falarão sobre a necessidade das escolas dizendo que os adolescentes de periferia precisam ser educados para melhorarem de vida. De acordo. É preciso que os adolescentes, é preciso que todos tenham uma boa educação. Uma boa educação abre os caminhos de uma vida melhor.
Mas, eu pergunto: Nossas escolas estão dando uma boa educação? O que é uma boa educação?
O que os burocratas pressupõe sem pensar é que os alunos ganham uma boa educação se aprendem os conteúdos dos programas oficiais. E para se testar a qualidade da educação se criam mecanismos, provas, avaliações, acrescidos dos novos exames elaborados pelo Ministério da Educação.
Mas será mesmo? Será que a aprendizagem dos programas oficiais se identifica com o ideal de uma boa educação? Você sabe o que é “dígrafo“? E os usos da partícula “se“? E o nome das enzimas que entram na digestão? E o sujeito da frase “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heróico o brado retumbante“? Qual a utilidade da palavra “mesóclise“? Pobres professoras, também engaioladas... São obrigadas a ensinar o que os programas mandam, sabendo que é inútil. Isso é hábito velho das escolas. Bruno Bettelheim relata sua experiência com as escolas: “fui forçado (!) a estudar o que os professores haviam decidido que eu deveria aprender – e aprender à sua maneira...“
O sujeito da educação é o corpo porque é nele que está a vida. É o corpo que quer aprender para poder viver. É ele que dá as ordens. A inteligência é um instrumento do corpo cuja função é ajudá-lo a viver. Nietzsche dizia que ela, a inteligência, era “ferramenta“ e “brinquedo“ do corpo. Nisso se resume o programa educacional do corpo: aprender “ferramentas“, aprender “brinquedos“. “Ferramentas“ são conhecimentos que nos permitem resolver os problemas vitais do dia a dia. “Brinquedos“ são todas aquelas coisas que, não tendo nenhuma utilidade como ferramentas, dão prazer e alegria à alma. No momento em que escrevo estou ouvindo o coral da 9ª sinfonia. Não é ferramenta. Não serve para nada. Mas enche a minha alma de felicidade. Nessas duas palavras, ferramentas e brinquedos, está o resumo educação.
Ferramentas e brinquedos não são gaiolas. São asas. Ferramentas me permitem voar pelos caminhos do mundo. Brinquedos me permitem voar pelos caminhos da alma. Quem está aprendendo ferramentas e brinquedos está aprendendo liberdade, não fica violento. Fica alegre, vendo as asas crescer... Assim todo professor, ao ensinar, teria que perguntar: “Isso que vou ensinar, é ferramenta? É brinquedo?“ Se não for é melhor deixar de lado.
As estatísticas oficiais anunciam o aumento das escolas e o aumento dos alunos matriculados. Esses dados não me dizem nada. Não me dizem se são gaiolas ou asas. Mas eu sei que há professores que amam o vôo dos seus alunos. Há esperança...
(Folha de S. Paulo, Tendências e debates, 05/12/2001.)

VEM AI 11° COPA KEVIN

JA E NESTE DIA 11 DE FEVEREIRO O PONTAPE INICIAL DO GRANDE CAMPEONATO DE FUTSAL DO MUNICIPIO DE RURÓPOLIS, ESTE ANO AS EQUIPES DO PRINCIPAL PROMETEM SE REFORÇA AINDA MAIS PARA A DISPUTA, SEM CONTAR COM AS AS JOVENS PROMESSAS DO MUNICIPIO NAS CATEGORIAS SUB 12, SUB 14, SUB 16 ONDE TERÃO A CHANCE DE MOSTRAR SEU TALENTO, AINDA TEREMOS A TRADICIONAL DISPUTA MASTER ONDE VEREMOS O DESFILE DOS ANTIGOS CRAQUES DO PASSADO, E AINDA POR FIM TEREMOS A DISPUTA FEMININA COM AS MELHORES ATLETAS DA REGIÃO.E QUEM GANHA E O PUBLICO QUE IRA COMPARECER AO GINASIO POLIESPORTIVO E DESFRUTARAR DE GRANDES ESPETACULOS.